Data e Hora

00:00:00

A Igreja católica de Nova Russas recebeu na tarde deste dia 15 de abril o corpo do Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes. Chamado carinhosamente por todos de Monsenhor Moraes. Ele nos deixou aos 97 anos de idade. O corpo permaneceu na Igreja Matriz por duas horas e logo em seguida o cortejo seguiu para cidade de Crateús onde o mesmo foi sepultado por volta das 7 da noite. Lideranças políticas como o prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto e o Prefeito de Crateús, Carlos Felipe estiveram presente no último adeus a Monsenhor Moraes. Durante dez anos, Monsenhor Moraes atuou na paróquia de Nova Russas e contribuiu para a formação religiosa do nosso povo. Em sua homenagem o nosso Blog traz a biografia do monsenhor escrita pelo pároco Raimundo Nonato.

Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes

Filho de José Olímpio de Moraes e de D. Maria Ferreira da Conceição de Moraes. Nasceu em Crateús-CE, aos 09 de agosto de 1911. Batizado aos 09 de setembro do mesmo ano.
Estudou o curso primário na sua terra natal. O secundário fez no Seminário Menor de Sobral de 02 de fevereiro de 1927 a 30 de novembro de 1931. O curso superior: Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza, de fevereiro de 1932 a outubro de 1937.
Começou sua vocação, como acólito - matriz de Crateús, sendo Vigário, o Pe. José Juvêncio de Andrade.
Recebeu o presbiterado no dia 31 de outubro de 1937, na Matriz de Crateús, hoje catedral por D. José Tupinambá da Frota, Bispo da Diocese de Sobral. Sua primeira missa solene foi a 10 de novembro do mesmo ano, no mesmo local da ordenação.
Atividades pastorais e outras: Após a ordenação foi designado Pároco de Nova Russas-CE., onde permaneceu durante mais de 10 anos, de lá, se transferiu para a Paróquia de lpu, cuja posse se deu a 10 de janeiro de 1947. Nesta importante cidade do norte cearense, ele permanece há mais de cinco décadas.
A atuação do Mons. Moraes como sacerdote tem sido coroada de pleno êxito pelas suas qualidades morais, aprimorada cultura, brilhante orador sacro e virtuoso sacerdote. No campo literário, publica "Eu e meus versos (1996); A poesia que canta (2002) e A voz do coração (2005)", onde comprova com notáveis sonetos e primorosas poesias, a sua inspiração verdadeiramente poética. Fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Patronato Sousa Carvalho; Ginásio ipuense; Escola profissional; Maternidade Hospital Dr. Francisco Araújo; Posto de Puericultura; implantou os primeiros telefones; organizou a Banda de Música; o Centro Social Urbano. Conseguiu com o Governo do Ceará, a estrada de Canindé a Ipu; implantou a Rádio Catedral FM, dentre tantos benefícios para a população ipuense.
Em 31 de outubro de 1987, celebrou seu Jubileu de Ouro, entre aclamações e júbilo de todos os seus paroquianos. Em 1955, foi agraciado pela Santa Sé com o título de Camareiro Secreto do Papa Pio XII, como estímulo e reconhecimento de seus trabalhos apostólicos.
Hoje, o Decano do Clero Sobralense, com 96 anos de idade, celebramos os seus 70 anos de Ordenação Sacerdotal, como ele costuma afirmar: “com os pés no chão e a cabeça no lugar

Pe. Raimundo Nonato
(Pároco)

1 Comentários

  1. Unknown  

    Vou falar com muita sinceridade,mons morães deixou muita falta gostava dele porque trabalhei com ele na matriz de são sebastião,as pessoas pode não lembrar dele mas pra mim eu nunca vou lhe esqueçer.Estive em crateus e fui lá no semitério lhe fazer uma visita.

Postar um comentário

Comentarios

MARCOS DUARTE NO ÍDOLOS

Clima

Objetivo do Blog

O blog terá o objetivo de trocar idéias, levar informações, abrir o debate sobre temas atuais e principalmente de matar a saudade dos nossos conterrâneos de Nova Russas e região que vivem nos mais distantes rincões desse país. Às vezes, uma foto, uma paisagem, um rio, uma festa, uma poesia serve de alento para quem está perto, mais se torna uma seiva para quem está longe.
B
EM VINDOS AO BLOG.