Data e Hora

00:00:00

As terras que hoje compreendem o atual distrito de Lagoa de São Pedro pertenciam a Maria Madalena, conhecida como Maria Acauã (Acauã é uma ave predadora de larga distribuição na América do Sul). Ao longo dos anos, foram se estabelecendo outras pessoas no lugar. Um dos primeiros moradores do local foi Pedro Gonçalves de Carvalho. Pedro, assim como os demais habitantes, organizou uma comunidade nos arredores de uma lagoa. Durante o inverno, suas águas transbordavam, já durante o verão, secavam completamente. Observando as secas da lagoa, os moradores acabaram batizando o lugar de Lagoa Seca e esse nome perdurou por muitos e muitos anos. A estrada de ferro construída em 1910, também contribuiu para o aumento populacional de Lagoa Seca. A facilidade detransporte e a proximidade da sede foram fatores preponderantes para o desenvolvimento dacomunidade.

O nome de Lagoa de São Pedro veio da religiosidade do povo. José Pedro, no início dos anos sessenta, doou um terreno, os moradores se reuniram e ergueram uma capela. Na época, padre Antonio Maurício Melo, vigário da cidade, celebrou a primeira missa na localidade. Os anos se passaram, todos trabalharam e ajudaram na construção da igreja. Após o término da capela, padre Maurício reuniu a comunidade para escolher seu padroeiro. Diante de muitas sugestões acabou sendo determinado que o padroeiro do lugar fosse São Pedro em homenagem a um dos primeiros moradores, Pedro Gonçalves de Carvalho.
Padre Maurício, sugeriu a comunidade que também mudasse a denominação do lugar, passando a se chamar Lagoa de São Pedro, em vez de Lagoa Seca. E ASSIM NASCEU SÃO PEDRO. O distrito foi criado oficialmente no ano de 1963.





LAGOA DE SÃO PEDRO



RELIGIÃO
São Pedro tem uma característica religiosa bastante acentuada. O protestantismo não tem encontrado muito espaço na cultura religiosa da comunidade de São Pedro.

ECONOMIA
O distrito de São Pedro vive basicamente dos recursos provenientes dos aposentados, da produção artesanal do crochê, do comércio, da agricultura e da pecuária de subsistência e de outras pequenas atividades funcionais.

POLÍTICA
São Pedro é um distrito com muita diversidade de pensamento político. Na última eleição conseguiu eleger um representante depois de longos anos de espera.

CULTURA
A cultura do distrito de Lagoa de São Pedro está voltada para as festividades religiosas. Além das festas tradicionais do padroeiro, o distrito conta com a capela do Cesário Patrício e com o Cruzeiro de Nossa Senhora Aparecida que fica no morro do Serrote. As Festas juninas, festas dançantes e o futebol também marcam a página cultural do distrito.

PRINCIPAIS PROBLEMAS
São Pedro é um distrito próximo da sede. O acesso é condicionado às estações do ano. No verão é fácil, no inverno é muito mais difícil. Falta emprego, a juventude é carente de atividades esportivas e culturais, existe uma cultura acentuada das queimadas e desmatamentos que necessitam de cuidados no sentido de repor a fauna e flora existente. O incentivo do setor público para o desenvolvimento do turismo e indústria seria uma grande alternativa para o desenvolvimento da comunidade. A revitalização da Lagoa, cartão postal do distrito, associada à construção de quiosques e pista para atletismo tornaria o local numa grande área de lazer.

6 Comentários

  1. Antônio Roberto Mendes Martins  

    Parabéns pela iniciativa.
    Vinícius Magalhães

  2. Antônio Roberto Mendes Martins  

    Teste de comentario

  3. DÁRIO RODRIGUES  
    Este comentário foi removido pelo autor.
  4. Unknown  

    Sensacional Reginaldo.

  5. Unknown  

    Sensacional Reginaldo excelente publicação.

  6. Unknown  

    foi muito bom rever tudo isso, moro no Rio de Janeiro a 47 anos, estive na primeira missa celebrada no Cruzeiro pelo Padre Mauricio, foi muito gratificante, parabéns

Postar um comentário

Comentarios

MARCOS DUARTE NO ÍDOLOS

Clima

Objetivo do Blog

O blog terá o objetivo de trocar idéias, levar informações, abrir o debate sobre temas atuais e principalmente de matar a saudade dos nossos conterrâneos de Nova Russas e região que vivem nos mais distantes rincões desse país. Às vezes, uma foto, uma paisagem, um rio, uma festa, uma poesia serve de alento para quem está perto, mais se torna uma seiva para quem está longe.
B
EM VINDOS AO BLOG.