Data e Hora

00:00:00

São 19h 26mim da quarta feira do dia 20 de maio de 2009. Acabei de chegar do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória onde ocorreu a reunião dos professores sobre a adesão ao comando de greve. Após ampla discussão 17 professores optaram por não aderir a GREVE, 15 professores foram favorável a paralisação. A Direção do Colégio Estadual defendeu seu ponto de vista em relação à greve. Para eles, uma paralisação geral nesse momento acarretaria um prejuízo para os alunos e para a escola. Os professores que defendiam a paralisação argumentaram que além dos salários já defasados, havia a necessidade de sensibilizar o governo para implantação do Piso Nacional, da Implantação do Plano de Cargos e Carreira e principalmente da realização de um concurso público para preencher as vagas que hoje são ocupadas pelos professores do contrato temporário. O Colégio Estadual na maioria do seu quadro de professores decidiu que haverá aula normalmente. O Alfredo Gomes e o Monsenhor leitão estão parados. Amanhã haverá outra Assembléia dos professores no Sindicato dos Servidores públicos municipais a partir das 17h, para decidir se mantêm ou não a Greve dos professores da Rede Estadual de Ensino no município de Nova Russas.

Depois dos relatos chegamos à seguinte conclusão:

1- O óbvio tornou-se cada vez mais óbvio, os professores estão na situação que estão em todo país porque além de desunidos ainda são individualistas. Ninguém pensa no coletivo. Nem os governos e muito menos os professores. Ambos se merecem. O sujo jamais pode falar do mal lavado. Enquanto isso, no reino do faz de conta, o governo finge que paga bem aos professores, eles fingem que ensinam, os alunos fingem que aprendem e o resultado do Enem, Saeb e Prova Brasil desmascaram todos três; O Governo, os professores e os alunos. A Educação do País, sobretudo a pública, é uma vergonha nacional e se comparada à educação dos países desenvolvidos a situação é mais grave ainda. Enquanto ninguém tomar uma posição mais drástica em relação à educação esse reino do faz de conta vai se tornar definitivamente numa ilha da fantasia.

2- Leiam as Viagens de Gulliver de Jonathan Swift, é uma sátira mordaz sobre a estupidez de certas convenções sociais e a mesquinharia humana.

3- No mundo de cada um por si e Deus por Todos. Que Deus tenha piedade de Todos.

Enem
É um exame feito por alunos que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio. Ele ocorre todo ano, é voluntário e depende da inscrição do participante. Sua nota atualmente é usada para melhor a pontuação em vestibulares públicos e privados e para seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas a alunos carentes em faculdades particulares.

Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica
A prova é feita por estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, a cada dois anos, no País. Os alunos são escolhidos por amostragem e vêm de escolas públicas e privadas. Há questões de português e de matemática. A primeira edição em 1990.

Prova Brasil
O exame foi criado pelo governo Lula em 2005 para avaliar todos os alunos de 4ª e 8ª séries, somente de escolas públicas. Estas são as duas principais diferenças com relação ao Saeb: prova universal e focada na rede pública. Por causa disso, é possível ter uma nota para cada escola e não apenas por Estado, como o Saeb. As questões também são de português e matemática

Ideb
Esse é um índice e não uma prova. Ele é calculado a partir da nota da escola, cidade ou Estado na Prova Brasil e da taxa de aprovação também na escola, na cidade ou no Estado. O Ideb varia de 1 a 10. Quanto menos tempo o aluno demorar em passar de uma série para outra (menos reprovação), melhor será seu Ideb. Quanto melhor for o desempenho na Prova Brasil, também

0 Comentários

Postar um comentário

Comentarios

MARCOS DUARTE NO ÍDOLOS

Clima

Objetivo do Blog

O blog terá o objetivo de trocar idéias, levar informações, abrir o debate sobre temas atuais e principalmente de matar a saudade dos nossos conterrâneos de Nova Russas e região que vivem nos mais distantes rincões desse país. Às vezes, uma foto, uma paisagem, um rio, uma festa, uma poesia serve de alento para quem está perto, mais se torna uma seiva para quem está longe.
B
EM VINDOS AO BLOG.